Como funciona um shooting de moda?

04/05/2017

Antes de realizar um eu imaginava que era corrido e que dava muito trabalho, mas não imaginava o quanto! Tem muitos detalhes à serem pensados, desde como vão ser embaladas as peças e separadas por modelo e look até onde cada look será fotografado. O primeiro de tudo é reunir inspirações e pensar em como será o shooting, qual será a "história" à ser contada, qual o estilo e a vibe do editorial. Isso ajuda à definir os próximos detalhes com os profissionais que trabalharão nas fotos. 

 

Definindo profissionais, locação e detalhes dos looks

Definimos os profissionais escolhendo fotógrafa e maquiadora. Fechados estas, procurei as modelos e entre todas marcamos uma data. E foi aqui que o trabalho de verdade começou. O ideal é definir com o fotógrafo o tempo que será destinado pro shooting e a média de looks que podem ser usados, considerando o local (externas demoram mais e rendem menos porque tem deslocamento e outras possíveis variáveis) e a quantidade de modelos. Definida a quantidade média, é hora de montar os looks! Eu separei as peças que seriam usadas e montei looks com elas e os listei por completo, definindo a modelo pra cada look. Depois disso, marquei a prova com todas as modelos para que pudéssemos confirmar a lista. Isso dá trabalho porque a prova pode levar muito mais tempo que o esperado caso todos os looks separados não sirvam e você tenha que mudar as opções. Isso aconteceu com todas no meu caso! Até os looks que eu mesma usaria tive que modificar. 

Mas com a lista de looks por modelos pronta, é a hora do styling. Pensar em sapatos por look, acessórios e até no cabelo que fica melhor pra cada look (solto, amarrado, com coque, etc). São pequenos detalhes que farão toda a diferença. E claro, definir o estilo da make com a maquiadora, reunindo inspirações e cores de batons legais pra cada look pra no dia a profissional poder fazer o trabalho com tudo pré pensado e programado. 

 

Separando todo o material, listas, roupas e acessórios 

Parece que terminou, né? Não! Ainda tem muito pela frente... Passar à limpo a lista de looks por modelo com detalhe dos acessórios anotados - imprimindo muitas vias porque na hora você perde fácil o papel, preparar as peças para as fotos (passando o que amassou na prova por exemplo), separar os looks e ensacá-los, identificando a modelo que usará cada um deles. Se os sapatos e acessórios forem compartilhados como no meu caso, separe-os com identificação pra ficar fácil de achar na hora de usar. Organize tudo no carro pra no dia estar tudo no lugar. Eu fiz uma pilha por modelo no porta-malas, separando com papelão e os acessórios ficaram numa caixa, as bolsas em outra e os sapatos em saquinhos individuais. 

 

Assitência no dia e imprevistos

Tenha alguém pra te ajudar a ser assistente, mas antes se reúna com a pessoa pra que ela saiba de todos os detalhes assim como você. Eu não achei que seria necessário porque estaria lá e só tiraria algumas das fotos, mas a verdade é que precisei muito de ajuda além do que eu mesma poderia fazer, o que me atrapalhou ao manter a organização das coisas no troca troca de roupas. 

Esteja preparado para imprevistos: eles sempre acontecem e é normal! Os meus foram: atraso no início das maquiagens das modelos e com isso, ao invés de ir junto com uma modelo pras primeiras fotos só eu estava pronta, então não tínhamos troca de modelo no começo e acabou atrasando consideravelmente. Outra coisa: prepare-se pra ter um plano B se alguma modelo faltar. Uma das minhas faltou e dei sorte de ser a mais parecida de corpo comigo, então os looks dela serviram em mim e em outra modelo e conseguimos deixar só um de fora.

 

Será que vai ficar bom mesmo?

Era o que eu mais me perguntava... Mesmo com tanta correria é muito gratificante estar no meio dessa loucura pra quem ama moda, então vale à pena cada minuto de esforço. 

O melhor de tudo pra quem ama o que faz é ver o resultado: com dedicação e amor não tem como dar errado! Me surpreendi com nossas fotos e como tudo ficou tão além do que eu imaginava. Essa é a melhor recompensa!

 

Quer ver como foi essa manhã louca e super divertida do nosso shooting? Clica no play

Fotografia: Estúdio Mengarda

Maquiagem: Mariana Silvestrini Make Up

Modelos: Elis Rejane, Larissa Mazzardo Santos, Mariana Silvestrini, Sandy Neppel e Thiara Michels.

Looks: Pra Sempre Vintage

Edição e produção de vídeo: Jhonatan Hoffman de Melo.

 

P.s.: As cenas gravadas tanto em casa, no ateliê de maquiagem quanto no local sofreram uma perda considerável de qualidade na transmissão do vídeo para a edição e Youtube. Mas como queremos ser bem verdadeiros aqui não refizemos as cenas para que vocês vejam a realidade mesmo, já que estamos começando e somos caseiros nesse quesito, mas que estamos buscando fazer o melhor possível em tudo que trazemos pra vocês, seja nas redes sociais, no blog ou na loja! <3 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

Novo BAZAR: Closet das Amigas!

June 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418