O que é vintage? Descubra e veja nossa seleção de 10 peças vintage must have!

14/06/2017

Muito se fala sobre vintage na moda atualmente. Qualquer pessoa que se interesse por moda e leia sobre o assunto, por mais que seja pouco, já percebeu em muitos sites/blogs e até nas coleções à venda nas lojas que o antigo está na moda e que as tendências se repetem ao longo dos anos, trazendo grandes referências das décadas passadas, como a calça boca de sino dos anos 70, os ombros volumosos dos anos 80 e as calças jeans mom dos anos 90. E aí o vintage vem à tona.

Mas você sabe o que realmente é uma peça vintage? Simplificando, o vintage é o que é antigo verdadeiramente e continua na moda (ou volta de tempos em tempos), sendo usado facilmente nos dias atuais. A palavra vem de uma expressão inglesa: ‘Vint + age’, utilizada pelos produtores de vinho que significa ‘a idade do vinho’. Para considerarmos uma peça vintage, ela precisa ter pelo menos duas décadas de existência. Ou seja, atualmente, uma peça de 1997 ou mais antiga pode ser considerada vintage, desde que além de ser original (sem modificações) ela seja tendência atual, representando a moda da época em que ela foi feita.

Muitas lojas/marcas usam o vintage como inspiração para a fabricação de peças novas e até utilizam o termo, mas de forma errada. O novo com estilo antigo é o retrô, que é apenas uma referência para algo novo.

Como saber se uma peça é realmente vintage? Os brechós são a fonte pra compra de peças vintage, mas é ideal cuidar com a procedência, porque muitos vendem peças de 10 anos atrás como vintages, mas não são. Aqui na Pra Sempre Vintage, nosso e-commerce de peças vintage, novas e semi novas, identificamos as peças vintage e garantimos que são todas dos anos 90 (até 1997). Outras peças que não tem a marcação na loja são novas/usadas (vide classificação) mas não vintages. Nosso lema é trazer peças exclusivas, estilosas e de preço acessível, pregando a moda e o consumo consciente.

Mas muita gente ainda fica na dúvida de como compor looks com peças vintage e atuais, certo?

 

Selecionamos 10 peças coringas vintages pra você se inspirar:

A calça mom vintage é a calça do momento! Nós já falamos dela aqui e mostramos vários jeitos de usar. É coringa mesmo no armário, dando pra usar com ou sem salto, desde produções básicas com t shirt ou com camisas, sobreposições com blazeres, jaquetas, casacos... Fica super atual e essa é uma peça única, da Lee dos anos 90. Compre aqui!

Os shorts jeans em modelo hot pants são os shortinhos do momento! Tudo que tenha a cintura alta é hit e eles dão aquele up em qualquer look, não precisando mais do que uma t shirt básica pra compor. Esse da foto é da Lee, vintage dos anos 90, em jeans com animal print e tachas. Aquela peça statement única que você precisa ter. Compre aqui!

O maxi colete é uma peça atemporal e que levanta qualquer look básico! Dá pra usar com saia, shorts, vestidos e calças, sendo bem versátil. Esse é vintage dos anos 90 e NUNCA USADO, guardado com etiqueta: super raridade. Compre aqui o colete e aqui a blusa de poás!

Quem aí não ouviu falar da jaqueta jeans oversized? Aqui já tem um post só com dicas de looks pra usar essa peça chave da estação. Na foto, uma versão diferente com ela: com shortinho jeans e bota super over the knee. Compre aqui!

Que o vermelho é a cor do momento vocês já viram nesse post, certo? No post também tem várias formas de usar a cor nos seus looks. Aqui a gente traz uma versão nada básica dele, em um vestido longo dos anos 90, vintage e NUNCA USADO, guardadinho com etiqueta também. Use em eventos formais com salto, um blazer por cima no frio e até em sobreposições casuais e invernais como mostramos nesse post. Tá esperando o que? Compre aqui!

O metalizado está em alta e essa blusinha metalizada da ZOOMP dos anos 90, vintage, única faz combo com os mais variados looks: jeans, calças, saias, shortinhos... Na foto, uma opção nada básica pra baladinha ou aquele happy hour com as amigas! Look todo da loja, compre aqui a blusa e aqui o shorts!

E o veludo? Outro hit que voltou com tudo na moda considerando-se já um clássico mega atemporal. Aqui tem post com várias dicas de como usar veludo nos seus looks. Essa blusa é raríssima, dos anos 90 e feita por uma costureira. Ou seja, aquele vintage exclusivo que a gente ama! Tá vendo como ela fica cool e atual com jeans destroyedCompre aqui! 

O blazer é peça coringa e clássica. Já ensinamos aqui 14 jeitos de usar! Esses dois são vintages dos anos 90 e combinam com tudo: desde um look clássico com camisa e calça social até o combo t shirt e jeans que amamos! Compre aqui o azul marinho de lã batida e aqui o preto da Cori.

As bomber jackets voltaram à tona com a tendência sporty pra ficar! São super versáteis, dando um up em qualquer combo de t shirt e jeans ou até mesmo elaborando sobreposições bem estilosas como na foto, por cima de sleepy dress e camiseta. Compre aqui!

E pra finalizar, a saia midi, que até pouco tempo era mal falada por muitos pelo comprimento mas se tornou aquele item básico e indispensável no armário. Essa é de tweed, vintage dos anos 90 e super básica, dando pra combinar com salto e t shirt ou tênis, com camisa no jeito mais clássico ou até mesmo com tricot no inverno. Compre aqui a saia e aqui a t shirt!

 

Quem aí também ama peças vintage?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

Novo BAZAR: Closet das Amigas!

June 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle