Os looks fantasias do Baile da Vogue 2018

03/02/2018

Todo ano eu espero esse baile como se fosse uma espécie de Met Gala brasileiro porque é o baile que a gente vê reunido o maior número de celebs e muitos do meio da moda em trajes de gala transformados em fantasias de acordo com o tema, e na sua maioria incríveis! Não, a fantasia não é obrigatória. É black tie ou fantasia dentro do tema do ano, mas sinceramente? As celebs tem o ano todo pra ir em bailes e eventos de gala com vestidos tradicionais, então no baile eu espero montação, fantasia empenhada e com inspiração real sim!

 

O tema do ano é Divino Maravilhoso - um convite à celebração do Brasil, suas tradições e sua cultura exuberante e original. Já dá pra imaginar o tanto de fantasia incrível esse tema permite, né gente? Por isso eu acho que criei uma MEGA expectativa, maior que nos demais anos e acabei me decepcionando um pouco com algumas pessoas que admiro e que costumam ir com fantasias incríveis e dessa vez ou optaram pelo black tie ou foram com algo super simbólico.

 

Mas eu não gosto de falar dos piores ou gongar os looks, acho que não acrescenta em nada pra mim nem pra quem estiver lendo e é desrespeitoso. Por isso o post é pra falar dos melhores e das suas referências ao Brasil e tem bastante look pra vocês verem, confira:

Cris Tammer homenageou Rita Lee e incorporou até nos cabelos a personagem!

O casal Thaila Ayala e Renato Goes foram de Mutantes e o legal foi que a Rita Lee da Thaila ficou bem diferente da Cris! Adorei a fantasia em dupla, já que 90% dos homens que vão ao baile não usam, vão de black tie

Julia Faria maravilhosa de Timbalada, super diferente!

Ju Paes foi de Maria Bethânia, mais maravilhosa impossível! (até peguei a foto comparando pra vocês verem como foi fiel!) 

Thassinha foi de Maria Bonita e lacrou como sempre! Achei a fantasia lindíssima e amei como ela descreveu a inspiração, referenciando Maria como mulher forte e guerreira, uma inspiração <3

Rafa Brites foi uma das demais que também foi de Maria Bonita (tiveram outras mas selecionei as duas que mais gostei), também adorei a fantasia! 

Sophia Abrahão homenageou a fauna com as araras na jaqueta linda que ela usou. O que mais gostei foi de se uma produção estilosa e diferente do comum pro baile.

Patrícia Poeta (e o tempo hoje - eu sempre escuto essa chamadinha mentalmente quando vejo o nome dela hahah lembram?) mostrou como usar black tie e ainda homenagear o tema com o vestido representando a fauna brasileira. Maravilhosa!

Raiza Marinari, youtuber e influencer foi de arara vermelha de luxo, outra mostrando que dá pra ir no black tie e ainda incorporar um tema!

Viviane Araújo, outra de arara vermelha, mas essa menos black tie, mais estilo carnaval!

Amo fantasias que mostrem o tema em movimento e esses tucanos com as penas nas mangas do vestido da Luciana Gimenez estão incríveis! 

A borboleta azul pode ser um tema simples pra fantasia mas amei o movimento e como Ana Hickmann se tornou a própria borboleta com a fantasia. 

Heleninha Bordon foi de arara azul, mas ao invés de representar araras no vestido ela mesma era a arara e isso que mais me encantou, além do movimento do próprio vestido. 

Outra de arara azul, Marina Ruy Barbosa foi de arara de gala com esse vestido chiquerésimo e cabeça com penas azuis em degradê. Um desbunde de beleza!

Fabi Justus foi super original com o vestido feito artesanalmente com cordas de algodão, uma releitura contemporânea dos trabalhos manuais e rústicos típicos da cultura brasileira.

Minha musa Gabi Sales (pra quem não conhece, @ricademarre) foi uma das minhas preferidas representando o Alagoas e todo o Nordeste com o look que ela mesma chamou de Fitas em Festa, uma releitura aos folguedos populares, festas típicas nordestinas com música, dança e representação teatral. Representou muito bem suas origens, lindíssima!

Tarsila do Amaral também não poderia faltar nas referências brasileiras e Lari Duarte foi com um vestido que era uma releitura de duas obras da artista. Super criativo!

Luma Costa foi de Rainha dos Pássaros e o vestido foi inspirado na lenda do Uirapuru, um pássaro da floresta amazônica que segundo os indígenas representa sorte. 

Bru Marquezine, eu esperava mais dela mas mesmo assim não pude deixar de mostrar porque simplesmente me apaixonei nos acessórios, todos pedras preciosas brasileiras. Como não tinha tema definido pra roupa dela, vamos considerar que ela tá de pedras preciosas mesmo e pronto!

Uma das melhores da noite, Gianne Albertoni toda de fitinhas do Senhor do Bonfim! Em movimento o look tava ainda mais incrível. Quer mais brasilidade que isso, @?

Tivemos algumas onças pintadas na festa mas a melhor pela performance e conjunto da obra foi Valeska Popozuda! Na entrevista ela disse que é bem felina. Amei? Amei! 

Teve bumba meu boi também! Bruna Cardoso (@brureallife) incorporou total no tema e achei demais alguém ter usado essa referência tão brasileira!

Kadu Dantas foi inspirado no Maracatu Rural de caboclo de lança de luxo, homenageando Pernambuco! Adorei e acho que os outros homens que sempre vão só de terno poderiam se inspirar mais como ele!

Dudu Bertholini ganhou meu coração indo de Elke Maravilha! Dispensa comentários pra essa perfeição de fantasia.

Acho que vocês não conhecem ela, eu também não conhecia: Fernanda Figueiras é influencer nordestina e representou muuuuito bem sua terra indo de sertão, sob o olhar da literatura de cordel. Os desenhos foram pintados à mão usando a referência da xilogravura muito usada no cordel e a cabeça de adereço representando o sol sob o sertão. Sem palavras pra esse look, tá de parabéns!

A modelo Carol Ponce tá entre as melhores da noite também com esse look de Ney Matogrosso! Colocou até os peitos pra jogo, incorporando totalmente Ney!

Mariana Dalla, outra influencer que também foi super original e representou os vitrais das igrejas brasileiras no seu look e a cabeça representando uma auréola, como mostram em muitas gravuras dos vitrais. Isso sim que eu chamo de referência fora do comum!

Carmen Miranda não poderia faltar né gente? Tiveram algumas mas me apaixonei mais pela da Pamella Ferrari que saiu do óbvio na versão luxo de Carmen toda de preto.

Lethicia Bronstein foi a única que representou nosso futebol e mesmo não gostando muito do look em si, eu aplaudo pela menção a uma das coisas que mais lembram o nosso país!

Mas a MELHOR DA NOITE vai para: TICIANE PINHEIRO! A pessoa mais criativa, original e bem humorada desse baile, que foi de brigadeiro, a coisa mais maravilhosa que só temos aqui!

 

Se você acompanhou o baile pode estar sentindo falta de alguns looks fantasiados de baianas com turbantes, Orixás, Oxum, índios e deuses indígenas e até representando escravos aqui no post, mas eu explico: não quis mostrar como exemplo de looks para um baile à fantasia porque esse tipo de representação, seja ela religiosa, indígena, com turbantes ou itens da cultura negra se tratam de apropriação cultural. Resumindo em poucas palavras, é apropriação cultural: se for algo sagrado para um determinado povo; se você não foi convidado a usar o item tradicional por um determinado povo (por venda voluntária daquele povo ou para estar no meio deles); ou se aquele povo ainda sofre de exploração, discriminação ou opressão. Índios, negros, escravos e religiosos (especialmente umbandistas) sofreram sim e ainda sofrem exploração, discriminação, preconceito e/ou opressão. Ou seja, se você não é negro, escravo, índio ou religioso não utilize itens ou representações destes! É falta de respeito e incoerente, além de desnecessário, já que só nesse post a gente prova que com UM único tema (Brasil) tem muita fantasia inofensiva e linda para se usar!

 

E aí, quais foram seus looks favoritos?

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

Novo BAZAR: Closet das Amigas!

June 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo