Elas usaram vestidos repetidos no Oscar (e isso é maravilhoso!)

09/03/2018

O red carpet do Oscar teve vários looks incríveis, como já falamos aqui no post das news de segunda. Mas comentei que deixaria os looks mais incríveis pra outro e aqui estamos nós. Podem não ser os mais bonitos, mas isso é questão de gosto, porque o que vamos comentar nada tem a ver com tendências e sim com uma causa maior: o reuso. Duas atrizes maravilhosas repetiram vestidos de gala que já haviam usado em premiações para irem ao Oscar nesse domingo e levantaram a bandeira do reuso, da moda consciente e da sustentabilidade. 

A primeira, a atriz Rita Moreno, musa que no auge dos seus 86 anos repetiu um vestido de gala pra lá de especial: o look já havia sido usado por ela no Oscar de 1962 quando ela ganhou estatueta como melhor atriz coadjuvante pelo filme "Amor, Sublime Amor". Imagina só que especial esse look é pra ela, e não teria melhor lugar pra repetí-lo do que numa cerimônia do Oscar novamente depois de 56 anos! Um exemplo incrível de que peças de qualidade duram sim uma vida toda e podem ser clássicas e atemporais, reutilizadas por muitas décadas. Nessa peça, ela modificou a parte de cima fazendo dela um tomara que caia, outra ideia incrível pra gente usar nas nossas peças: a customização. Nessa cerimônia ela foi uma das apresentadoras e twittou que teria uma surpresa com o look que usaria, muito maravilhosa!

3x o mesmo vestido de gala SIM!

Na première de Girls Trip

No palco do Oscar 2018

 

Outra que repetiu look foi a atriz Tiffany Haddish, que também foi ao Oscar para apresentar uma das categorias e escolheu o seu Alexsander McQueen branco, que ela já usou em outras duas ocasiões: numa entrevista no Saturday Night Live e no red carpet da première de Girls Trip, seu filme novo. Ela, super autêntica, subiu ao palco de pantufa com as sandálias nos pés (provavelmente os saltos já estavam matando até aquele horário) e em entrevista recente, falando sobre o vestido, ela disse: "Eu gastei muito dinheiro neste vestido, ele custa muito mais do que minha hipoteca... é um Alexander McQueen, ok? É um vestido de US$ 4 mil. Vestirei este look várias vezes!". É ou não é MUITO RAINHA? Tem que ser muito consciente e segura de si pra peitar o padrão Hollywood de ter que estar à cada evento com um diferente e caríssimo vestido de gala. 

 

Essas iniciativas mostram pra gente, meras mortais, que tá tudo bem repetir de roupa SIM! Na verdade, além de estar bem, é pra isso mesmo que elas foram feitas: serem usadas centenas de vezes até perderem totalmente a usabilidade. Já passou da hora de marcas, tanto pequenas quanto as grandes e de luxo explorarem essa vertente da moda e incentivar o reuso de suas peças, a reciclagem, a venda de peças usadas para que o ciclo de vida útil da roupa seja aproveitado ao máximo pelas pessoas. Repetir de roupa é um ato de amor: com o meio ambiente (só a fabricação de uma simples calça jeans gasta 11 mil litros de água), com a sua consciência, com o seu bolso (afinal, quanto mais você usa uma peça, mais o seu dinheiro investido rendeu) e até mesmo com a sua criatividade, porque repetir exerce seu lado criativo ao tentar explorar mais variações de looks com uma mesma peça. Se você praticar vai se assustar com a quantidade de variações que pode fazer com a mesma blusa ou a mesma calça.

Nossa geração atual é ultra consumista e o comprar é muito mais fácil do que o pensar e reutilizar pra maioria de nós. Muitas fast fashions, muitas roupas importadas da China pelo Ali Express e muitas lojas exploradoras vendem à precinhos de banana roupas da moda e a gente, com tanta oferta, acaba comprando loucamente toda hora, sem ter nem onde e como usar tanta roupa e acabamos não reutilizando nossas peças como deveríamos e acabamos apenas ajudando a financiar coisas que muitas vezes não sabemos e não apoiamos: trabalho escravo, condições insalubres de trabalho, exploração infantil, sonegação de impostos e poluição desenfreada ao meio ambiente. Pode ter certeza que a grande maioria das peças super baratinhas vem carimbadas com vários ou todos esses pontos. E tomando consciência disso e estudando mais sobre moda consciente e sustentável e essa será a principal bandeira do blog e vocês verão muito conteúdo aqui sobre os assuntos! Em posts de looks, sempre dei dezenas de ideias de uso com a mesma peça, já incentivando o reuso, e agora neles também estou dando dicas de lojas e marcas que trabalhem com a moda consciente e sustentável para que vocês possam optar por elas também, assim como eu. No último post desse estilo, com a trend do xadrez Príncipe de Gales, já fiz nesse formato, já viu?

 

Espero que gostem da pauta e que com ela eu possa ajudar vocês e o mundo à consumir de forma mais sustentável! Quem vem junto nessa?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

10 tendências de biquínis do verão 2020

January 11, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418

CONTATO

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Pinterest - White Circle

PRA SEMPRE NAS REDES