7 vantagens de comprar em brechós

15/03/2018

Muita gente ainda não se questiona sobre seus próprios costumes de consumo. Na maioria dos casos é só falta de informação sobre as reais procedências de um produto comprado e suas consequências, logo não há motivo para tantos questionamentos e mudanças nesses padrões. E é sabendo disso porque já estive enquadrada nesse caso, de realmente não fazer a mínima ideia de como as peças que eu comprava eram realmente produzidas e como elas poderiam impactar no mundo de várias maneiras que eu decidi trazer a pauta da moda consciente como uma das principais vertentes do blog, porque com ele tenho um propósito maior do que apenas produzir conteúdo de moda pra ajudar nos looks de vocês e contar das tendências: quero com ele conscientizar e mudar o maior número possível de pessoas quanto ao consumo na moda. Parece algo bobo e simples, mas é muito mais complexo do que parece e vai muito mais além do que comprar roupa no lugar certo, mas esse já é um ótimo começo!

 

Os brechós vem se popularizando muito nesses últimos anos como uma ótima opção de compra mas ainda é muito mal visto e carrega muitos pré conceitos das pessoas, e é por isso que trouxe pra vocês 7 vantagens de comprar neles, para que vocês possam entender mais sobre consumo consciente e sustentável e verem tudo que uma compra em brechó pode fazer por você e pelo planeta!

 

1 - Comprar roupas exclusivas

Já pensou que aquela peça lindinha do brechó que você pode comprar será um item exclusivo? Especialmente em brechós que trabalham com peças vintages (aprenda o que é vintage aqui) as peças são exclusivas e raras, que dificilmente mesmo alguém terá uma igual. Até mesmo as peças usadas mais atuais são difíceis de vermos repetidas por aí, por serem de coleções passadas, e ainda mais difícil ainda se não forem de fast fashion. É muito especial comprar uma peça de roupa que tem história e ainda ser única!

 

2 - Comprar de forma consciente

Comprando de um brechó você está comprando uma peça usada, que já foi produzida e ainda está na sua vida útil mas não está em uso. Levando ela pra casa ao invés de uma nova você evita de consumir mais uma peça nova no mercado e dá vez à uma que já está utilizada e permite que esta continue usada  e não vire lixo, além de evitar comprar de marcas e empresas que produzem de maneira imprópria quanto às condições de trabalho e até com trabalho escravo (sim, isso existe e muito ainda hoje em dia e a moda é uma das grandes indústrias que tem indícios grandes desse tipo de prática mundo afora). Se a maioria de nós tivesse essa prática, a produção de roupas diminuiria. Atualmente ela é muito maior do que as pessoas adquirem: a estimativa é que se produzam 80 bilhões de peças novas de roupa (400% a mais do que na década passada!!!) e isso faz com que a moda seja uma grande vilã do meio ambiente e possa ser um dos causadores de falta de água daqui alguns anos, por exemplo.

 

3 - Comprar de forma sustentável

Evitar comprar uma peça nova faz com que você incentive a diminuição de produção de roupas em excesso, como acontece hoje. Essa produção desenfreada mata o nosso planeta à cada dia, e precisamos aprender, nos conscientizar e praticar a conscientização para que todos saibam do problema e possam fazer a sua parte. Você sabia, por exemplo, que para a confecção de UMA calça jeans são gastos 11 MIL litros de água? Então, se você diminuir suas compras de jeans em lojas, por exemplo, estará ajudando a diminuição do consumo e consequentemente, se a maioria de nós fizer o mesmo, essa produção diminui e o uso desenfreado da água também. E esse é só um dos vários fatores de poluição e insustentabilidade que a moda trás, além das partículas microplásticas presentes em roupas sintéticas (resíduos que acabam parando nos oceanos) e muitos outros.

 

4 - Incentivar pequenos empreendedores (e até locais!)

É muito mais gratificante e recompensador ajudar alguém que está começando e é pequeno a crescer no empreendedorismo de maneira que ainda ajude o planeta. Se você compra de um brechó, a maioria deles, mesmo os online são de pequenos empreendedores que estão começando nessa aventura que é empreender e fazem tudo com muito amor e carinho, sem falar no esforço, e fará muita diferença na vida dessas pessoas. Se você comprar na Renner da vida, você é só mais um e não estará ajudando nem um pequeno empreendedor, muito menos algum que trabalhe em prol de algo positivo ao planeta como os brechós <3 Procurar brechós locais é outra opção, que além de tudo isso ajuda a fomentar o comércio de onde você mora.

 

5 - Comprar peças vintages legítimas

A pegada vintage está em alta mas a maioria se inspira no estilo antigo e produz peças novas, certo? Mas pra mim o mais incrível mesmo é poder usar algo que era legitimamente da época (peças de pelo menos 20 anos atrás), que tem toda uma história, exclusividade e ainda são muito mais estilosas! É muito legal ver que peças tão antigas são tão parecidas às atuais e tão lindas, dando pra montar looks com peças vintages misturadas às atuais. Fora que a durabilidade delas são muito maiores num geral do que as fabricadas hoje em dia: você terá uma peça pra usar muitos e muitos anos mais!

 

6 - Garimpar tesouros

Ir num brechó é uma experiência única: você desbrava araras e mais araras sem saber o que te espera, diferente de ir numa loja e já sabermos tudo que tem na moda para a estação. A sensação de descobrir pequenos achados e tesouros é incrível e insubstituível e você só vai entender quando o fizer! Vale o mesmo para os brechós online, onde a gente passa horas olhando peça por peça, desbravando diferentes estilos até achar aquela lindeza perdida por ali (ou aquelas! hahaha).

 

7 - O preço!

O melhor de tudo: esses garimpos geralmente são muito mais baratos do que comprar uma peça similar nova: seu dinheiro rende mais e você fica com a consciência tranquila que está gastando menos e ajudando o planeta (o contrário de quando você compra em lojas que não tem ações sustentáveis na produção e exploram a mão de obra).

 

Por fim: é mito que brechó só tem roupa feia, velha e cheirando à mofo. Hoje em dia brechó nenhum se sustenta nessa premissa. Todos que já fui tem cheirinho bom, as peças são super bem cuidadas e tem para TODOS os gostos e estilos. Quem compra uma vez geralmente se apaixona e espero que vocês também <3

 

E aí, pronta para testar uma compra em brechó?

 

Se você não quer sair de casa ou não tem nenhum por perto, aqui ficam as minhas dicas:

Shorts vintage da Lee disponível no meu brechó: corre aqui!

 

PRA SEMPRE VINTAGE: Sim, meu brechó online! Aqui no site temos a sessão SHOP com achados vintages e usados com muito amor, num acervo pequeno com a minha curadoria. Desde peças com as tendências atuais até as mais clássicas e atemporais, tudo com muito estilo! Em breve: coleção MADE IN CHICAGO (com achados incríveis de lá!). Quer ver? Clica aqui!

 

REUSE BRECHÓ: O brechó do meu coração! Amo o conceito da marca (desde a propagação da conscientização e da sustentabilidade na moda até a comunicação com as clientes no insta), as peças (super modernas e nas trends atuais), o estilo e a forma com que as donas tocam ele. Tem peças vintages, usadas e garimpadas em vários lugares do mundo também, é de pirar! Clique aqui pra ver.

 

BONNIE E CLYDE O BRECHÓ: Um achado do Instagram com peças mega estilosas, vintages e novas cheias de trends atuais e muito jeans! Clique aqui pra ver.

 

BRECHÓ CABIDE VINTAGE: Outro achadinho do insta! Tem peças masculinas e femininas também, muitas peças vintages, muito jeans e estilo de sobra. Clique aqui pra ver.

 

Quem quer mais conteúdo de moda consciente e sustentável por aqui?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

10 tendências de biquínis do verão 2020

January 11, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418

CONTATO

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Pinterest - White Circle

PRA SEMPRE NAS REDES