O que é armário-cápsula e como fazer o seu?

27/04/2018

Atire a primeira pedra quem nunca olhou pro armário e surtou porque "não tinha nada pra usar hoje"! É super comum termos muita roupa mas sentir que não temos nada que combine com nada ou só coisas batidas na hora que mais precisamos. E você sabe porque isso acontece? A quantidade de roupas não é o que determina a suficiência, e sim, peças que combinem e harmonizem entre si, além da criatividade. Você pode ter 300 peças de roupa no seu armário, mas se elas não funcionam bem juntas, você vai se sentir sempre sem roupas! E é com base na premissa de que precisamos de muito menos do que temos se tivermos peças básicas e clássicas que o armário cápsula existe. Pode parecer um conceito novo e super atual, mas de acordo com a consultora de estilo e imagem Veruska Olivieri esse conceito vem da década de 70 e foi introduzido por  Susie Faux: "Se tratava de uma coleção de peças básicas e atemporais que, aliadas a peças de estação, deixariam a pessoa sempre bem vestida e atual (um exemplo desse tipo de roupa é a clássica camisa branca de botões)”. A popularização do conceito deu-se em 1985 com o lançamento de uma coleção de 7 peças de roupa pela estilista Donna Karan. As peças combinavam entre si e permitiam uma grande variedade de combinações, seguindo o conceito do armário-cápsula. 

Pra resumir: o armário-cápsula é uma técnica que consiste em escolher uma quantidade limitada de peças para se vestir durante um período determinado, sem comprar nada novo, apenas criando combinações com as peças já existentes.

 

Como definir a quantidade de peças?

 

O conceito é de 15 a 50 peças por cápsula (sendo que uma de 50 é proporcional à um ano). Há projetos como o Project 333 que definem 33 peças para 3 meses, por exemplo. Tudo vai depender do período de tempo proporcionalmente à quantidade de peças.

 

Para começar, o interessante é definir cápsulas por estações do ano, assim você consegue se programar melhor para as estações com a quantidade de peças suficiente. A ideia é que você não compre nada por impulso e só compre se faltar alguma peça realmente essencial que você não tenha. Assim, você pode passar uma estação com várias combinações dentro do que você já tem e criar mais opções do que você costuma usar, já que terá menos peças e elas ficarão mais visíveis. 

 

Aqui, uma lista que peguei do blog We love Fashion Trends pra ajudar nessa missão!

Como escolher as peças?

 

Elas tem que ser primeiramente versáteis, combinando com pelo menos 2 peças já existentes (ideal entre 2 à 5 peças) e neutras. Na quantidade de peças da cápsula entram bolsas, lenços e até sapatos, por isso é bem importante quais você vai escolher pra definir seus itens. Pra mim que ainda não aderi e tenho uma quantidade grande de sapatos, por exemplo, vou tentar começar definindo somente peças de roupa, sem contar sapatos e bolsas, e assim vou me adaptando melhor ao conceito até aderir completamente. É uma opção pra quem tem muito ir aos poucos, sem mudar drasticamente seu armário e sem sentir tanto. 

 

Dicas para escolha das peças e montagem do armário:

 

1 - É fundamental conhecer o seu estilo: você não precisa ter um estilo exato definido mas se conhecer e saber qual ou quais estilos combinam mais com você vai ajudar na hora de definir as peças. Por exemplo: meu estilo é casual e urbano e às vezes gosto de usar looks mais girlie, femininos, mas sempre com um toque cool.

 

2 - Definir uma paleta de cores: cores que harmonizem entre si vão ajudar na hora de montar as combinações com as peças do armário-cápsula. As neutras são as melhores porque são mais fáceis de combinar entre si, mas escolha de acordo com seu gosto e estilo. Uma dica pra quem gosta de cores vibrantes é escolher mais peças básicas e complementar com uma pequena quantidade de cores vibrantes, permitindo mais combinações.

 

3  - Escolha bem as estampas: priorize padronagens clássicas e atemporais que combinem entre suas peças para que você use bastante as estampadas. Evite escolher muitas estampas da moda atual se não forem mais clássicas, porque você pode aproveitar pouco as peças no meio do período da cápsula.

 

4 - Pequenas cápsulas: uma ideia mais leve para iniciar sua adaptação aos armários-cápsula é a criação de mini cápsulas por espaços que você mais frequenta. Por exemplo: se você é executiva deve ter uma cápsula para o trabalho e caso nos finais de semana você goste muito de sair à noite, uma mini cápsula para as saídas. Agora, uma dona de casa ou alguém que trabalhe em home office mas goste de atividades ou exercícios ao ar livre nas horas vagas deve ter uma cápsula com roupas mais básicas para ficar em casa e uma mini cápsula para essas atividades.

 

Vantagens de ter um armário-cápsula:

 

Diminuir a quantidade de roupas tem alguma vantagem? Claro que sim! Com menos opções você otimiza muito mais suas peças, porque realmente as usa e de formas muito mais variadas, fazendo o custo da peça valer muito mais. Quanto menos você tem, mais você usa e de mais formas. 

Além disso, com um armário atolado de peças você não visualiza todas e acaba nem usando o que tem. Sabe aquela peça com etiqueta que ficou parada por meses sem uso? Com um armário-cápsula você exclui essa situação, já que não compra mais peças à não ser que falte algo essencial (ou algo essencial que você tem fique em desuso por desgaste por exemplo) e também porque você vai realmente ver todas as peças e usá-las com frequência. 

E o melhor de tudo: você ajuda e muito o mundo diminuindo seu consumo! 

 

Vamos tentar juntas? Se você quer ajuda na sua montagem do armário-cápsula, manda um inbox no nosso instagram @prasempretrinta que vou ajudar você! Eu também sou iniciante, estou reduzindo o meu e montando as cápsulas, mas posso ajudar com o que já estudei sobre todo o conceito e também na combinação das suas peças! 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

10 tendências de biquínis do verão 2020

January 11, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418

CONTATO

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Pinterest - White Circle

PRA SEMPRE NAS REDES