Polêmica fashion: você já conhece o Diet Prada?

14/05/2018

Um dos grandes problemas de qualquer trabalho na área criativa é o plágio. Como já dizia Coco Chanel, “apenas os sem memória insistem na originalidade”. E no mundo da moda não poderia ser mais verdade. Com tanta tecnologia e propagação das coleções em fotos e vídeos e a internet como ferramenta de pesquisa fácil, barata e rápida, é impossível que algo não seja inspirado e copiado em algum momento. Mas quando pensamos em plágio, pensamos em grandes marcas de luxo sendo copiadas pelas fast fashions da vida, certo? É o mais normal, afinal, elas vivem de cópia (a grande maioria). Sinto em dizer que engana-se quem pensa que só as fast fashions copiam: as grandes maisons também copiam, e MUITO! Pra mim era surreal pensar que uma marca como a Gucci, por exemplo, copiaria alguém, mas é a mais pura realidade.

E mais chocante ainda: tem um perfil maravilhoso no Instagram que detecta TODAS as cópias entre estilistas e grandes marcas e as denuncia, colocando a referência e a cópia lado a lado e marcando o perfil de ambas, bem abertamente mesmo! Os criadores desse canal incrível pra quem adora moda (e uma polêmica) são a designer Vika Gazinskaya e o artista plástico Brad Troemel. Os dois deram uma entrevista ao The Cut e comentaram mais sobre o trabalho no Insta: "É um desperdício quando uma criação genuína é reduzida a um desleixo - e não estamos falando das redes de fast fashion, que possuem exatamente esse modelo de negócio. Estamos falando de estilistas e marcas que estão na posição de trazer algo novo, mas escolhem o caminho mais fácil ao 'criar' o que eles já sabem que está vendendo". 

 

Vem ver algumas das cópias denunciadas, de grandes grifes:

 

 

DG:

A briga entre Stefano Gabbana e os Dieters é desde o começo. O IG já denunciou marcas que copiaram da D&G, mas também denunciou essa da D&G com o visual merchandising e a briga realmente começou. Olha aí a resposta do Stefano (que foi apagada). Resultou em uma camiseta vendida pelo Diet Prada com a frase dele no final e uma rixa entre eles. Depois teve posts criticando a postura deles referente à ser gay e ao público LGBTQ, e por fim, um vídeo que polemizou muito: uma etiqueta da D&G sendo queimada. 

 

KIM:

 

Nem nossa Kim fica livre! Ela foi alvo de críticas por cópia de peças da Comme dês Garçons na linha infantil dela e recentemente, sobre sua paleta de sombras que parece copiada da  marca da maquiadora Pat McGrath.

 

As brasileiras:

E as brasileiras? Também já são famosas no perfil, infelizmente. A Colcci foi denunciada pela cópia do vestido da Gucci e a Skazi diversas vezes, por cópias de diversos modelos de luxo como esse vestido Valentino. E sempre com fotos de Thassia Naves usando e divulgando as peças: "Estamos ouvindo muito dos nossos fãs brasileiros sobre o problema de cópias em seu país. Infelizmente, a marca colombiana @andrespajon é a última vítima de réplica (feita em poliéster barato) da @skazioficial, uma empresa que também está posicionada no mercado de luxo. Quando você não pode ter o mesmo look por um preço menor, compre o mesmo por... o mesmo valor? Para aumentar o insulto, a blogueira @thassianaves postou uma foto usando a copia para seus mais de 3 milhões de seguidores e provavelmente fez dinheiro com isso", dizia a legenda de um post desses.

 

A conta já tem 468 mil seguidores e é sempre atualizada com as maiores cópias, polêmicas do meio fashion e notícias, tudo com muita ironia e bom humor. Até produtos como camisetas e adesivos engraçados e irônicos foram lançados pelo IG e esgotados rapidamente. Um case de sucesso com muita informação, conteúdo, que realmente pode ajudar a diminuir o plágio desenfreado nessa indústria com as denúncias, já que houveram relatos anônimos confirmando que marcas denunciadas retirariam os produtos de circulação ou de produção.

 

Quem mais gosta de perfis assim? Deixe nos comentários se você tem outro pra indicar pra gente!

Tags:

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

Novo BAZAR: Closet das Amigas!

June 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418