Upcycling - o que é isso e como ele pode transformar a indústria poluente da moda

03/07/2018

Se você não sabe o que significa esse termo, não se assuste, ele é relativamente novo. Começou a ser usado em 1994 na área ambientalista, depois de alguns anos na arquitetura, mas só há alguns anos atrás ele se difundiu de verdade, com a volta do estilo de vida consciente e sustentável, inclusive na moda, que estamos vivenciando. Nada mais é do que reutilizar qualquer objeto que seria descartado, porém, diferente da reciclagem, O upcycling não transforma algo velho em novo com processos químicos para isso. Ele usa objetos que seriam descartados transformando-os em outros objetos, mas sem alterar sua característica original. Por exemplo, restos de tecido viram um lenço ou são usados para incrementar uma peça de roupa, deixando-a com uma nova cara.

 

A moda entra na onda do movimento de baixo consumo e da vida "lenta", que busca minimizar o consumo desnecessário do mundo e que aprendamos a viver apenas com o necessário. Slow fashion, armário cápsula e minimalismo são algumas vertentes da moda nesse sentido e o upcycling também é derivado disso, para que possamos aproveitar o máximo possível de todos os objetos produzidos no mundo e que o lixo e o impacto ambiental sejam os menores possíveis. Parece bem utópico mas pode sim ser uma realidade, mesmo na moda, uma das indústrias mais poluentes do mundo. Na verdade, já está mais do que na hora.

Projeto Jeans for Change da Youcom 

 

No Brasil já podemos ter acesso ao upcycling de várias formas diferentes. No setor denim, a Youcom tem o projeto Jeans for Change, que separa as sobras da sua produção de jeans para pequenos produtores criarem pochetes, mochilas e bolsas à partir deles. Só em 2014 a marca distribuiu mais de 3.000 peças jeans para serem utilizadas no processo, e com isso a marca poupa atualmente 332.490 litros de água e 207 mil garrafas plásticas de 600ml ou 84 mil garrafas de vidro de 350ml. Além disso, a marca oferece 15% off aos clientes que levarem peças para doação, e não precisam ser da marca. O projeto quer criar um brechó dentro das lojas com as peças doadas. Incrível, né? Uma super iniciativa sustentável.

 

O Estúdio Traça, criado em 2015 pelo designer Gui Amorim, produz shorts jeans à partir do upcycling do reuso de jeans usados, e disponibiliza as peças em um brechó, o Frou Frou Vintage, unindo sustentabilidade e empreendedorismo colaborativo.
 

Vídeo da Insecta Shoes mostrando como funciona a produção 

 

Na área dos calçados, a Insecta Shoes utiliza do upcycling para a fabricação de seus produtos. "Nós aumentamos a vida útil do que já existe pelo mundo" é como eles explicam a origem da matéria prima, que consiste em plástico reciclado, borracha de descarte da indústria calçadista e tecidos de roupas de brechó, outros fabricados de garrafa PET, algodão reciclado, e por aí vai. Ou seja, calçados 100% veganos e sustentáveis.

 

Foto e vídeo do projeto Trama Afetiva 

 

E esses são só alguns dos exemplos que temos de upcycling nacional, mas acredito que você esteja se perguntando: mas como a ideia vai ser de fato cultuada no nosso país? Já temos iniciativas no meio educacional para incentivar essas práticas de consumo e produção. A Trama Afetiva, projeto criado pela Fundação Hermann Hering, cultua o upcycling utilizando retalhos e sobras de tecido da Hering. Esse ano acontecerá a segunda edição do projeto, que selecionará 10 dos inscritos criarem peças à partir do reaproveitamento, e  para isso ainda contarão com a orientação de de feras da área da moda, como Alexandre Herchcovitch, Marcelo Rosenbaun e Itiana Pasetti. Mas não são só os participantes selecionados que terão acesso ao evento: terá um seminário com palestras e workshops sobre o assunto gratuitamente e aberto ao público. Para saber mais e se inscrever no projeto/seminário, clique aqui.

 

Na área educacional, também já temos cursos sobre a área. Alguns presenciais, como o IED – grande referência no meio da moda, outros online, como um oferecido pelo site AprendeAí. Ou seja, a ideia realmente está sendo disseminada. Cabe à todos nós colocarmos a mão na consciência, pensarmos mais no que acontece com tanto lixo produzido para a fabricação das nossas roupas atualmente e ajudarmos na transformação do pensamento da sociedade atual de uma verdadeira, e não passageira. Vamos juntos?

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

Novo BAZAR: Closet das Amigas!

June 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418