Por que guardamos as nossas "roupas boas" para ocasiões especiais?

Acho que todo mundo tem aquele acervo de peças especiais demais para serem usadas em qualquer ocasião, né? Se a gente parar pra pensar bem, é um costume que cresce com a gente, o de ter peças que não usamos no dia a dia, por serem melhores que as outras, terem algum valor sentimental, serem mais caras, mais delicadas, e por aí vai… Nossas mães ensinam a usar o uniforme durante a semana pra ir pra aula, usar roupas mais simples e surradas pra brincar e ficar em casa, e deixar o vestidinho bonito e novo pra ir na igreja ou sair com a família para passear. E conforme crescemos, esse costume cresce com a gente. Quando compramos roupa nova, depois de adultos, já compramos pensando: "essa é pra trabalhar", "essa aqui vou deixar só pra sair" ou então "essa aqui vou usar só de vez em quando, porque foi muito cara". Mas vocês já pararam pra pensar na lógica disso? Ou melhor: na falta dela?

Se uma peça foi tão cara, ou é tão especial, por que não usá-la ao máximo? Parece que temos a cultura errada de que roupa é algo descartável e de pouca duração, se considerarmos a geração atual que vive pensando que usar a roupa uma vez já a faz "ficar marcada", ou então "se postou foto já não dá de usar mais pra sair". Mas a gente precisa entender que é justamente ao contrário: roupa foi feita pra ser usada sim! Uma, duas, dez, centenas de vezes! É só lavar, e tá tudo certo. Se a roupa for de qualidade, o uso só vai danificá-la após muitos anos, e pode ter certeza que se isso acontecer, o valor pago nela foi muito bem gasto. Usar muito uma peça é fazer valer o seu dinheiro: quanto mais você usa, menos ela custa pra você no final das contas. Moda consciente não tem só à ver com consumir peças de procedência correta ou sustentáveis, e sim, maximizar o uso do que já temos em casa para consumir menos. E usando suas peças especiais no dia a dia, você vai ver que seu armário vai aumentar muito, de tantas possibilidades novas de looks que você pode criar com elas!

 

Eu pareço muito segura e sábia falando isso mas aprendi depois de muitos anos, com a vida. Antes eu guardava tudo de melhor "só pra sair" e não me sentia eu mesma no dia a dia sempre. Nem sempre saía me sentindo representada e feliz com o que eu estava vestindo. Via muitas roupas praticamente intactas deixarem de servir ou "saírem de moda" e eu lá, guardando roupas pra dias especiais demais. Mas um belo dia comprei uma peça nova e pensei: "pra que guardar, dessa vez vou usar já!". E foi tão bom usar algo que eu amei muito no meu dia a dia que depois disso, nunca mais guardei roupa nova nem roupa especial. Atualmente eu visto o que sinto vontade e tenho no armário, independente do dia da semana ou local que eu esteja indo, e é bem prazeroso!

Um exemplo prático: usando um vestido de paetês que mandei fazer para ir à um casamento pra bater perna durante o dia na minha viagem à NY. Me senti maravilhosa e nunca esqueço desse dia!

 

Mas e se ela é uma peça diferente, especial demais, ou que eu não acho digna para ser usada de dia, ou só pra ir trabalhar, ou só pra ir pra aula? A gente tem costume de pensar que só precisamos nos sentir maravilhosas numa ocasião especial. Aí a gente coloca roupa nova, maquiagem bem feita e se sente linda, certo? E por que o resto do ano não pode ser assim? Aproveitar o hoje não é só no que a gente escolhe fazer, no nosso trabalho, com nossos familiares e amigos… É também saber aproveitar o que temos de forma com que a gente se sinta sempre o melhor possível. Isso significa usar aquela calça jeans nova que você comprou pra sair, mas que poderia ser muito bem usada no dia a dia também. Aquele vestido preto que te faz sentir linda pra dar uma volta no shopping durante a semana. Aquela blusa colorida que levanta o astral mas que foi meio cara, pra ir trabalhar. Porque gente, a vida é uma só! As coisas que a gente tem, não levamos dela. São feitas pra desfrutarmos aqui na Terra mesmo. Aproveitem o que vocês têm e usem. Sejam felizes! Não deixem as roupas legais só pra ocasiões especiais… façam o dia a dia de vocês mais especial com elas.

 

Falando nisso, me deu vontade de usar meu casaco de pelos de onça… Pena que a gente tá nesse calor de rachar! Hahahaha

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

Novo BAZAR: Closet das Amigas!

June 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418