Desafio de ano novo: lista de compras e proibições - saiba o que é e como isso pode te ajudar!

O instagram, por mais que me flope constantemente com a entrega cada vez menor dos meus posts pra quem me segue, ainda continua sendo minha rede social preferida. Sabe o por quê? Conheço muita gente incrível através dela! E a minha última descoberta instagramística foi o instagram do blog @repeteroupa! A Melody tem um propósito muito parecido com o meu e começou o blog quase na mesma data que eu (ela em janeiro e eu em maio de 2017). Mas ela é muito mais avançada na arte do consumo consciente e sustentável: tem dois anos que ela faz uma lista do que pode e do que não pode consumir no ano TODINHO! Sim, meus amores, a lista inclui até itens de supermercado e higiene pessoal, e barra até coisas de papelaria.

 

Já contei aqui que era muito consumista e que ao criar o blog queria incentivar o consumo mais consciente - não só para as pessoas mas para mim mesma. Então, desde dezembro de 2017 me desafiei a não consumir mais nada de roupas que não fossem de marcas ou lojas com procedência garantidamente correta e de preferência que fossem sustentáveis também. Parece besta, mas pra quem era acostumada a comprar 90% em fast fashion se viu perdida no começo. Mas como a gente é humano e tudo são hábitos, depois de algum tempo me senti mais liberta e aliviada de parar de consumir nesse tipo de loja, e parar de dar meu dinheiro pra financiar coisas do qual eu sou muito contra - como trabalho em condições desumanas e poluição em grande escala ao meio ambiente. Me senti bem por consumir cada vez menos moda. Mas pra 2019 eu queria ainda mais… Eis que surge a Melody no meu Instagram e me motiva à seguir o seu exemplo! E é pra ajudar mais pessoas e motivar mais ainda o consumo consciente que decidi compartilhar com vocês a minha lista de compras liberadas e proibidas de 2019! Confiram:

Eu pensando em controlar o consumo nesse ano...

 

LISTA DE COMPRAS DE 2019 - LIBERADOS!

 

Itens de higiene pessoal e supermercado

Comida em geral - economizar com comida não é comigo

Passeios, festas, shows, viagens e experiências - melhores investimentos

Spotify, Netflix e celular pós pago - itens de sobrevivência

Livros - quando eu terminar de ler todos que tenho em casa, e só livros que eu não consiga emprestado e queira muito ler, até comprar o Kindle.

Kindle - na viagem, mas se lá não valer à pena, só depois

Presentes - apenas para família e pessoas próximas em aniversários ou datas muito especiais - precisei disso porque amo presentear e sou dessas que não se controla

Reposição de maquiagem apenas se for necessário - só pode lipbalm, BB cream/base, corretivo, bronzer e rímel

Uma havaianas nova OU uma rasteirinha simples nude - queria ambas mas vou escolher e vida que segue

Calcinhas e meias apenas em necessidade de reposição

Camisola ou shorts/blusa pra dormir novos - pré viagem

Carregador portátil de celular

Película nova pro celular e uma capinha - porque a minha tá destruída e só tenho uma além dela

Uma escrivaninha 

Roupa de cama nova

Impulsionamento e investimentos digitais pro blog - como diz a Melody, às vezes uma blogueirinha precisa de um help na divulgação

 

LISTA DE COMPRAS DE 2019 - PROIBIDOS!

 

Roupas em geral - exceto peças de brechó/segunda mão CASO em algum garimpo eu ache algo muito especial, que eu não tenha e esteja precisando, e caso esteja realmente sobrando esse valor no meu mês!

Sapatos em geral

Cosméticos em geral

Eletrônicos em geral

Itens de decoração em geral

Itens de papelaria em geral - apenas reposição de material pro curso que for necessário 

Bijuterias

Óculos de Sol

Bolsas

DVDs

Roupa de praia - desde biquínis, maiôs, até saídas de praia e acessórios de praia

Como eu vou ficar feliz sorrindo à toa depois de completar esse "desafio" 

 

NA VIAGEM - Vou passar um mês desse ano estudando moda na Itália (se Deus quiser!). E lá, quero comprar algumas coisas proibidas em caráter de exceção: algumas roupas e acessórios de brechós e de marcas conscientes/sustentáveis (que eu ame muito e não tenha), reposição de make para mais tempo (já que lá é mais barato), poucos produtos de skincare que quero e não tenho (e lá é mais barato), marcadores e lápis de cor novos que eu não tenha pra usar no curso e depois também, uma bolsa nova de qualidade garimpada, se eu achar, dois pares de sapatos/tênis que estejam valendo à pena comprar lá, itens de lembrancinha de viagem pra eu guardar de recordação e presentes da viagem pra família. Todos esses itens terão um valor máximo estipulado antes de ir, mas ainda não fiz isso porque não sei quanto vou ter pra levar! hahahaha

 

Espero que eu tenha sucesso, principalmente na viagem! Sei que a Itália não é um local barato e eu vou ter um orçamento bem reduzido lá, mas como nunca fui pra Europa tenho medo de dar uns deslizes… Mas vamos no otimismo que vai dar tudo certo!

 

Lembrando que não quer dizer que tudo que está na lista eu vá necessariamente comprar esse ano, mas são itens permitidos, apenas isso! Lendo a lista de primeira pareceu fácil demais, lendo depois pareceu muito ousada. Quer saber? Acho que é o ideal pra mim. Durante o ano vou contando pra vocês como está sendo o desafio e como ele mudou minha vida - porque sei que vai mudar!


E vocês, topam fazer o mesmo? Não precisa ser uma lista igualzinha à minha ou da Melody, mas tentem se desafiar a consumir menos e melhor nesse ano, do jeito que vocês possam. Garanto que é muito compensador e nos ensina muito sobre o que realmente vale à pena gastar dinheiro nessa vida e do que a gente realmente precisa - e o que a gente achava que precisava por anos e não precisa pra viver.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

10 tendências de biquínis do verão 2020

January 11, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418

CONTATO

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • Pinterest - White Circle

PRA SEMPRE NAS REDES