Fashion Revolution: por uma moda justa e transparente

Essa semana o mundo da moda consciente promove o maior movimento global para uma moda mais justa e transparente, a Semana Fashion Revolution! Provavelmente você já ouviu falar do movimento, mas pode não saber muito bem o que ele representa e tem como objetivos. O movimento foi criado por um conselho de líderes da indústria da moda sustentável do mundo todo que se reuniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, em 24/04/2013, onde funcionava uma fábrica de tecidos em condições deploráveis de trabalho e segurança, que resultou em 1.133 mortos e 2.500 feridos. O início do movimento foi o Fashion Revolution Day, todo dia 24/04 (hoje mesmo!), sendo um dia para chamar atenção para a cadeia produtiva da moda com a campanha para conscientização sobre o real custo da indústria e seus impactos sociais e ambientes, mostrando ao mundo que a mudança é possível através do comprometimento das grandes marcas em criar um futuro mais sustentável e com mais transparência.

Imagem do desabamento do Rana Plaza em 24/04/13
 

Aqui no blog já falamos muito sobre esse assunto e tem um post aqui explicando em mais detalhes e com muitas dicas fáceis pra você contribuir nas suas ações do dia a dia durante o ano todo para uma moda mais consciente e limpa. Mas nessa semana em especial é muito importante que o maior número de pessoas possa se engajar nessa causa e movimentar o mundo da moda em prol desse movimento! Veja como você pode participar e ajudar:

 

 

- Participe dos eventos promovidos pelo Fashion Revolution Brasil em mais de 40 cidades pelo Brasil (e no mundo todo também) com palestras, talks, feiras de troca de roupas e workshops para propagar mais conhecimento acerca da indústria da moda, consciência e sustentabilidade. Confira todas as cidades participantes aqui!

 

- Participe da ação entre os consumidores mostrando suas etiquetas de roupas nas redes sociais com uma selfie perguntando com a #quemfezminhasroupas marcando suas respectivas marcas para que elas sejam notificadas e mais amigos para participarem dessa corrente também!

 

Se questionarmos mais e passarmos a consumir apenas de marcas em que a produção é comprovadamente de acordo com as normas de segurança, condições de trabalho e ainda melhor, se houverem insumos e práticas sustentáveis na produção, incentivaremos a mudança real na indústria. Nós consumidores temos o maior poder em nossas mãos: se causarmos queda nas vendas e nos manifestarmos pedindo transparência e condições conscientes e sustentáveis na moda poderemos ter essas mudanças.

 

Post da @dafne_mendes20 marcando a Zara na #quemfezminhasroupas!

 

- Se você tem uma marca: o movimento convida todas as marcas à postarem e mostrarem mais das pessoas por trás das roupas usando a #eufizsuasroupas mostrando quem faz cada processo: costura, modelagem, expedição e etc, para promover a transparência na moda.

 

E aí, vamos juntos?

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Busca
Posts em Destaque

Novo BAZAR: Closet das Amigas!

June 10, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Pra Sempre nas Redes Sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • circulo-spotify-sociais_318-25418